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Controle de embreagem e freio.

Aprenda a controlar a embreagem e o freio em suas aulas de direção

Até a lição de hoje, toda vez que parei o carro, pus o freio de mão, quer estivesse parado em um semáforo, em uma fila de trânsito ou esperando em um cruzamento. Eu obviamente tinha visto, por ser passageiro de automóveis, nos últimos 17 anos, que isso não é o que as pessoas que dirigem tendem a fazer.

O instrutor de direção, me disse como parar o carro sem puxar o freio de mão e parecia confuso, para ser honesto.

Para começar, estávamos apenas conversando sobre como parar nos cruzamentos.

Ele me disse isso enquanto estou colocando a embreagem para baixo para frear em um cruzamento, para colocar o carro em primeira marcha enquanto o carro ainda está em movimento.

Se for um cruzamento aberto, você pode olhar enquanto reduz a velocidade do carro se é seguro ir.

Isso significa que se você não precisa parar, você não precisa, mas se precisar, a embreagem já está abaixada e a velocidade já está reduzida, permitindo que você pare normalmente.

Controle de embreagem e freio em uma junção

O mais importante é parar se tiver alguma dúvida se é seguro ir ou não.

É melhor parar e esperar alguns segundos a mais do que ir embora quando não tiver certeza e pode causar um acidente.

Tentei parar no primeiro cruzamento que me aproximei porque, embora fosse um cruzamento aberto, havia esquecido o que estava fazendo. 

Tudo pareceu acontecer muito rápido (toda a mudança de marcha durante a frenagem me deixou um pouco confuso).

Na verdade, tive um pequeno desastre em que me esqueci de parar / fiquei sem tempo para parar e acabei saindo direto no cruzamento!

Felizmente, eu havia reduzido minha velocidade antes, então a situação era administrável. O instrutor disse que esperava que algo assim acontecesse no primeiro cruzamento, pois é um procedimento diferente para parar com o travão de mão.

A partir daí consegui parar em todos os cruzamentos! 

Controle de freio

Se você parar, é agora que a etapa do freio de mão desaparece da rotina.

Basicamente, você coloca a embreagem e freia normalmente, mas em vez de colocar o carro em primeira marcha e puxar o freio de mão, você apenas mantém o pé no pedal do freio e o carro já estará em primeira marcha desde quando você estava aproximando-se da junção.

Obviamente, se você sabe que vai ficar esperando por um tempo, ou se está em uma colina, pode puxar o freio de mão.

Manter o carro parado com o pedal do freio torna tudo mais rápido ao se afastar.

Partindo

Afastar-me foi a parte com a qual mais lutei.

No cruzamento (quando consegui parar), parecia que me movia normalmente – se não um pouco mais devagar porque estava tentando não levantar a embreagem muito rápido. Foi quando parei no trânsito que tive problemas para recomeçar. Eu simplesmente não sabia o que fazer!

Se você estiver em uma estrada plana, solte o freio e acione a embreagem.

Houve uma ocasião em que eu estava em uma pequena subida e não percebi que deveria soltar o freio lentamente ao mesmo tempo que a embreagem e, no final, o instrutor teve que dar a partida para mim porque eu simplesmente não conseguia equilibrar a embreagem e o freio corretamente.

Eu entendo como é mais fácil usar apenas o freio de pé em vez do freio de mão, pois quando você está em filas de trânsito torna mais fácil apenas se inclinar para frente para acompanhar os carros da frente.

Também é mais fácil em rotundas, pois o tráfego aumenta em torno delas e você não quer ser aquele que está atrapalhando todo o resto, puxando o freio de mão sempre que chegar mais perto da rotatória.

Controle de embreagem 

Também aprendi sobre controle de embreagem e que você pode fazer o carro se mover para frente e para trás apenas usando a embreagem.

O instrutor me disse para parar em uma pequena colina e segurou o carro usando a embreagem em seus controles duplos. O ponto de retenção está logo abaixo do ponto de mordida e é muito exato.

Mover o pé com a espessura de uma moeda de uma libra pode fazer o carro rolar para trás ou para frente, dependendo de como você o move, por isso é muito sensível.

Muitas pessoas seguram o carro na embreagem quando estão paradas em superfícies planas, meu exemplo favorito é quando as pessoas estão no drive-thru; eles provavelmente usarão o ponto de espera, pois podem parar e, o que é mais importante, começar rapidamente.

Como o ponto de espera é tão sensível, com certeza vou demorar um pouco para me acostumar.

Este será o caso com controle de embreagem e freio, pois esta é uma parte tão importante da direção.

FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraiagem