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Anatomia de uma bateria de carro: o que há dentro?

Terminal / bucha da bateria: Os terminais são conectados à tira positiva e à tira negativa das células finais e são o ponto de interface entre a bateria e o sistema elétrico do veículo.

Ácido de bateria: o ácido é uma solução de ácido sulfúrico e água de alta pureza.

Correia moldada para baterias: As correias moldadas são soldadas na parte superior de cada elemento para fornecer uma conexão elétrica aos terminais.

Placa negativa da bateria: a placa negativa contém uma grade de metal com material ativo de chumbo esponjoso.

Separador de bateria: O separador é um material de polietileno que separa as placas positivas das placas negativas para fornecer um fluxo eficiente de corrente elétrica.

Placa positiva da bateria: a placa positiva contém uma grade de metal com material ativo de dióxido de chumbo.

Tampa da bateria: A tampa é feita de resina de polipropileno e vedada ao estojo da bateria.

Caixa da bateria: A caixa é de resina de polipropileno, que segura as placas da bateria, as correias fundidas e o eletrólito. Ele foi projetado para minimizar o impacto da vibração e estender a vida útil da bateria.

Placas da bateria: O elemento consiste em placas positivas e negativas alternadas empilhadas. As placas são conectadas na parte superior por uma cinta fundida que é soldada às placas. Os elementos se encaixam nas células individuais de cada bateria.

Pasta de bateria: A pasta é uma mistura de óxido de chumbo que cria dióxido de chumbo e esponja de chumbo. Ele adere às grades de bateria positiva e negativa.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Como seu carro começa?

Quando você insere a chave na ignição do seu carro e vira o interruptor ou pressiona o botão para ‘ON’, um sinal é enviado para a bateria do carro. Ao receber esse sinal, a bateria do carro converte energia química em energia elétrica. Essa energia elétrica é fornecida ao motor de partida para dar partida no motor. A bateria também fornece energia para as luzes do carro e outros acessórios.

Voltagem da bateria

Voltagem refere-se à quantidade de potencial elétrico que sua bateria possui. A bateria automotiva padrão nos veículos de hoje é uma bateria de 12 volts. Cada bateria possui seis células, cada uma com 2,1 volts com carga total. Uma bateria de carro é considerada totalmente carregada a 12,6 volts ou superior.

Quando a voltagem da bateria cai, mesmo que seja pequena, isso faz uma grande diferença em seu desempenho. A tabela à esquerda mostra quanta energia resta em uma bateria conforme a leitura da tensão da bateria muda.

Embora não totalmente carregada, uma bateria de carro é considerada carregada a 12,4 volts ou mais. É considerado descarregado em 12,39 volts ou menos.

Nota: Uma gravidade específica totalmente carregada de 1,265 corrigida para 80 ° F é assumida.

Reação química

A energia elétrica em uma bateria é gerada por uma reação química. No caso de uma bateria de chumbo-ácido, uma mistura de ácido sulfúrico e água, conhecida como eletrólito, reage com o material ativo dentro da bateria.

A voltagem de uma bateria depende muito da concentração de ácido sulfúrico. Para obter uma voltagem de 12,6 volts ou mais, a porcentagem em peso do ácido sulfúrico deve ser de 35% ou mais.

Conforme a bateria é descarregada, a reação entre o ácido sulfúrico e o material ativo forma um composto diferente e a concentração de ácido sulfúrico diminui. Com o tempo, isso faz com que a voltagem da bateria caia.

Poder de arranque

Os motores dos veículos requerem potência de arranque para dar partida. A potência necessária depende de muitos fatores, como tipo de motor, tamanho do motor e temperatura. Normalmente, conforme as temperaturas caem, mais potência é necessária para ligar o motor. Amperes de arranque a frio (CCA) é uma classificação que mede a potência de arranque de uma bateria. Refere-se ao número de amperes que uma bateria de 12 volts pode fornecer a 0 ° F por 30 segundos, enquanto mantém uma tensão de pelo menos 7,2 volts. Por exemplo, uma bateria de 12 volts com classificação de 600 CCA significa que a 0 ° F, a bateria fornecerá 600 amperes por 30 segundos sem cair abaixo de 7,2 volts.

Fonte: https://noticias.r7.com/carros/seu-carro-esta-no-isolamento-saiba-como-mante-lo-em-ordem-01062020